Pular para o conteúdo principal

DETRAN-PE inclui respeito ao ciclista em teste prático

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) irá incluir o respeito ao ciclista nos testes práticos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, que começará a valer para os testes realizados a partir de abril, tem como regra básica a manutenção de um metro e meio de distância do ciclista por parte do condutor.

O Detran-PE ressalta que as regras de convivência entre condutores de veículos motorizados e ciclistas já está prevista no Código de Trânsito e prevê, além da distância mínima, pontos como a redução da velocidade ao se aproximar de um ciclista e dar a preferência ao mesmo. De acordo com o artigo 192 do Código Brasileiro de Trânsito e resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), o desrespeito ao ciclista é considerado uma falta grave e a multa estipulada é de R$ 127,69.

Apesar do Detran-PE ter interesse de implantar rapidamente a medida, o prazo poderá ser adiado já que os manequins que serão empregados nos pátios de testes de todo o Estado ainda não foram encomendados e os prazos de entrega podem variar de 40 a 60 dias.

Para viabilizar a medida, o Detran-PE ira promover o curso "Bicicleta como Modal de Transporte" a partir da próxima semana para os instrutores de autoescola credenciadas pelo órgão.

Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ANTICRISTO

Segue lá no  Instagram.

Pernambuco pode ganhar sistema inédito de energia solar em 2017

Um sistema de energia solar inédito no Brasil, que está sendo estudado como alternativa às hidrelétricas, pode ser implantado no semiárido pernambucano, no município de Petrolina, a partir do ano que vem. Com a ajuda de um instituto alemão, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) pretendem construir um projeto-piloto na cidade para testar a tecnologia heliotérmica que, ao contrário dos equipamentos solares já usados no país, pode armanezar energia para ser usada, inclusive à noite. A geração de energia heliotérmica usa o sol como fonte indireta de eletricidade. Ela funciona com um conjunto de captadores espelhados, distribuídos em uma área plana. Os espelhos se movimentam de acordo com a posição do sol e refletem os raios para uma torre – chamada de torre solar -, onde o calor é armazenado e transformado em energia. Ela é diferente da geração de energia solar fotovoltaica, já explorada no Brasil, que não é capaz de guardar o calo