Pular para o conteúdo principal

Armando discute obras do Arco Metropolitano

Empenhado em assegurar agilidade na realização das obras do Arco Metropolitano, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, reuniu-se nesta sexta-feira (6), no Recife, com um grupo de cinco prefeitos e representantes de municípios da área norte da Região Metropolitana do Recife para discutir o traçado da rodovia que deve desafogar o trânsito e facilitar o escoamento da produção industrial entre o Porto de Suape, ao sul do Estado, e o Litoral Norte.

Com o apoio de Armando, o grupo defende que o Arco tenha como ponto de chegada o trecho da BR-101 no município de Igarassu e não em Goiana, como está sendo previsto. Isso evitará que Igarassu, Itapissuma, Abreu e Lima, Paulista e Araçoiaba sejam excluídos do território beneficiado pela obra rodoviária. Isso também afastaria a possibilidade de criação de novos pontos de congestionamento, evitando o uso da BR-408 como parte do Arco Metropolitano.

Para o ministro, é preciso que as obras sejam realizadas com rapidez e que integrem ao máximo os municípios pernambucanos. "O que se discute, primeiro, é a importância de que esta obra se defina o quanto antes, para que se possa iniciar o processo de execução. Além disso, um projeto como esse precisa integrar mais Pernambuco", defendeu Armando.

O ministro explicou que a solução técnica construída pelos cinco prefeitos metropolitanos é social e economicamente adequada. "Não podemos excluir um território importante de Pernambuco, onde já temos uma presença de muita densidade econômica e de muita importância social", ressaltou, explicando que atuará no governo federal, junto com os prefeitos, para viabilizar a proposta. "que é afinal a que mais contempla o interesse de Pernambuco".

Participaram da reunião de trabalho com o ministro Armando Monteiro os prefeitos de Igarassu, Mário Ricardo; de Itapissuma, Cal Volia; de Paulista, Júnior Matuto, e de Araçoiaba, Joamy Alves. Como está viajando, o prefeito de Abreu e Lima, Pastor Marcos José, enviou representantes.

*Com informações da assessoria de imprensa.

Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ANTICRISTO

Segue lá no  Instagram.

Pernambuco pode ganhar sistema inédito de energia solar em 2017

Um sistema de energia solar inédito no Brasil, que está sendo estudado como alternativa às hidrelétricas, pode ser implantado no semiárido pernambucano, no município de Petrolina, a partir do ano que vem. Com a ajuda de um instituto alemão, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) pretendem construir um projeto-piloto na cidade para testar a tecnologia heliotérmica que, ao contrário dos equipamentos solares já usados no país, pode armanezar energia para ser usada, inclusive à noite. A geração de energia heliotérmica usa o sol como fonte indireta de eletricidade. Ela funciona com um conjunto de captadores espelhados, distribuídos em uma área plana. Os espelhos se movimentam de acordo com a posição do sol e refletem os raios para uma torre – chamada de torre solar -, onde o calor é armazenado e transformado em energia. Ela é diferente da geração de energia solar fotovoltaica, já explorada no Brasil, que não é capaz de guardar o calo