Pular para o conteúdo principal

Sea Shepherd interrompe operação de pesca no Oceano Antártico

Em uma operação que durou cinco dias, a tripulação do navio da Sea Shepherd, Sam Simon, concluiu com sucesso a recuperação de uma rede de pesca, abandonada pelo navio de caça chamado Thunder. O aparato proibido foi localizado no âmbito da área de gestão da Comissão para a Conservação dos Recursos Vivos Marinhos Antárticos (CCAMLR). As informações são da Sea Shepherd.

A forte equipe, formada por voluntários de quinze países, trabalhou 24 horas por dia para recuperar a rede, que media 25 km de comprimento. 


Mais de 200 peixes alvejados pelos caçadores, das espécies “toothfish” da Patagônia e Antártida, foram encontrados mortos na rede, os maiores medindo aproximadamente 1,6 metros de comprimento. Os cientistas a bordo do Sam Simon confirmaram que muitos peixes eram fêmeas em idade reprodutiva, e estavam carregando ovos.

Animais de espécies que não eram alvo, incluindo peixes “manta ray”, águas-vivas, caranguejos e um número impressionante de peixes granadeiros também foram encontrados mortos por terem sido pegos na rede. A maioria dos caranguejos capturados na rede ainda estavam vivos, e foram capazes de serem liberados de volta para o oceano.

Sid Chakravarty, capitão da Sam Simon, disse: “Com o confisco da rede colocada ilegalmente, a Operação Icefish conseguiu alcançar o que foi estabelecido como meta em menos de um mês. As terras sombrias da Antártida, utilizadas por esta indústria perdulária e destrutiva, estão sendo limpas de seus navios ilegais, e a vida marinha desse ecossistema intocado está recebendo a proteção que merece”.

Ele acrescentou: “Com a operação de 5 dias, a tripulação Sam Simon deu ao mundo uma chance de observar em primeira mão a destruição causada por este método de pesca. Nunca qualquer movimento de preservação mostrou a recuperação, o confisco e a documentação de um aparato do tipo com tantos detalhes. Cabe agora às autoridades internacionais usar esta evidência para processar o Thunder”.

Agora, o Sam Simon continuará a explorar a região do Banzare Bank à procura de mais conjuntos com redes montadas pelo Thunder.


A Sea Shepherd relatou a operação de salvamento às autoridades competentes. O equipamento confiscado será mantido como prova de atividade ilegal do Thunder, e entregue às autoridades portuárias relevantes como material de ajuda no processo de acusação do navio.

O Thunder é uma conhecida embarcação de caça e pesca marinha, de bandeira nigeriana, e vem sendo procurado por autoridades da Noruega, da Nova Zelândia e da Austrália, e atualmente está incluído na lista negra da CCAMLR.

O uso de redes foi banido pela CCAMLR em 2004, e a Comissão manifestou especificamente preocupações em relação ao impacto deste método de pesca nos ecossistemas marinhos da Antártida.

A Operação Icefish é 11ª campanha de defesa do Oceano Antártico pela Sea Shepherd, e a primeira a atingir os operadores de pesca de peixes “toothfish” nas águas da Antártida.

Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ANTICRISTO

Segue lá no  Instagram.

Te Amo / O Amigo - Sergio Lopes

Segue lá no  Instagram.

O Novo Mandamento

Segue lá no  Instagram.