Pular para o conteúdo principal

Ganhos, perdas e os desafios na reforma do ensino médio

O compromisso do novo ministro da educação com a priorização da reforma do ensino médio nos leva à reflexão do contexto da juventude no Brasil hoje. 

Segundo dados do IBGE, a proporção de estudantes de 18 a 24 anos que estão na universidade saltou de 32,9%, em 2004, para 55% em 2013. 

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, o estudo mostra que a combinação de aumento da renda das famílias, criação de programas de inclusão de jovens pobres nas universidades e implementação do sistema de cotas raciais está mudando o perfil do estudante universitário brasileiro.

Por outro lado, os últimos dados do Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, divulgados em dezembro de 2014, demonstraram que houve um retrocesso em relação a 2011. De acordo com levantamento feito pelo Todos Pela Educação, baseado nesses dados, apenas 9,3% dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio tiveram um nível de aprendizado considerado adequado em Matemática, e 27,2% em Português. Em 2011, os percentuais forma de 10,3% e 29,2% respectivamente.

Recentemente, foram divulgadas as notas do Enem no qual 500 mil estudantes tiveram nota zero na redação e,assim como no Saeb, houve uma piora em relação aos dados do ano anterior. Pela primeira vez, o Inep passa a relacionar a nota com o nível socioeconômico e os resultados mostram que a diferença entre escolas privadas e públicas é de menos de 5% no mesmo estrato socioeconômico. 

Os estratos muito baixo e baixo apresentaram os piores resultados, ficando abaixo da média brasileira. O estrato médio situa-se um pouco melhor, embora também abaixo da média e somente o nível socioeconômico alto e muito alto ultrapassaram a média nacional.

Esses resultados comprovam que as desigualdades educacionais refletem as enormes desigualdades sociais do país,e a melhoria da qualidade da educação passa pelo enfrentamento dessa problemática. Nesse sentido, a reforma do ensino médio precisa levar em conta esses dados de modo a propiciar as condições de infraestrutura escolar, material didático e professores capacitados de acordo com as diferentes realidades do país. É preciso pensar em ações afirmativas para as escolas que apresentam resultados mais baixos para que possamos oferecer maior igualdade de oportunidades e assim cobrar por melhores índices.

Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O sonho de Roma aconteceu, 1º Papa dos EUA

Robert Francis Prevost, Leão 14! Robert Francis Prevost (Estados Unidos), 69 anos, é o novo papa.  Ele foi escolhido hoje no conclave e será apresentado ao mundo na sequência, em aparição da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro escrutínios. Natural de Chicago, tornou-se prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos, encarregado de nomear bispos em todo o mundo, em 2023.  Além de norte-americano, ele é também peruano, já que obteve esta cidadania em 2015. O cardeal chegou ao Peru como um jovem missionário agostiniano e, do país andino, partiu como bispo para o Vaticano, para se tornar uma figura central na administração do papa Francisco.  Segue lá no  Instagram.

🎮 CHEGOU: Raquel — Missão Pernambuco! 💥

Chegou o primeiro da saga de jogos que misturam ação, política e humor com um toque de crítica inteligente: "Raquel: Missão Pernambuco" ! Se liga no lançamento mais ousado do momento: "Raquel: Missão Pernambuco"  o jogo onde a protagonista é ninguém menos que Raquel , ex-Delegada da Polícia Federal e Procuradora do Estado, agora em uma nova missão. Nesse game cheio de ação e crítica bem-humorada, sua missão é clara: 👉 Pegar o ouro — que representa os investimentos que Pernambuco tanto precisa 🚫 E desviar da Pomba Dourada do Partido Amarelo  — símbolo do atraso e da enrolação política Mas atenção: 💬 "Jamais esqueça, nem tudo que é Amarelo é Ouro." Enquanto o ouro vale ouro mesmo (literalmente), a Pomba Dourada do Partido Amarelo  parece brilhante, mas não traz nada de bom. É cilada! Raquel usa toda sua coragem de ex-delegada e sua visão de procuradora pra lutar por um Pernambuco melhor. E agora é você que entra no controle dessa história! ⚔️ Desafio...

Propaganda enganosa?

Segue lá no  Instagram.