Pular para o conteúdo principal

DETRAN-PE inclui respeito ao ciclista em teste prático

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) irá incluir o respeito ao ciclista nos testes práticos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida, que começará a valer para os testes realizados a partir de abril, tem como regra básica a manutenção de um metro e meio de distância do ciclista por parte do condutor.

O Detran-PE ressalta que as regras de convivência entre condutores de veículos motorizados e ciclistas já está prevista no Código de Trânsito e prevê, além da distância mínima, pontos como a redução da velocidade ao se aproximar de um ciclista e dar a preferência ao mesmo. De acordo com o artigo 192 do Código Brasileiro de Trânsito e resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran), o desrespeito ao ciclista é considerado uma falta grave e a multa estipulada é de R$ 127,69.

Apesar do Detran-PE ter interesse de implantar rapidamente a medida, o prazo poderá ser adiado já que os manequins que serão empregados nos pátios de testes de todo o Estado ainda não foram encomendados e os prazos de entrega podem variar de 40 a 60 dias.

Para viabilizar a medida, o Detran-PE ira promover o curso "Bicicleta como Modal de Transporte" a partir da próxima semana para os instrutores de autoescola credenciadas pelo órgão.

Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ANTICRISTO

Segue lá no  Instagram.

Te Amo / O Amigo - Sergio Lopes

Segue lá no  Instagram.