Pular para o conteúdo principal

EUA e Cuba fizeram aproximação histórica em 2014

A poucos dias para o fim de 2014, o mundo presenciou a aproximação histórica entre Estados Unidos e Cuba, anunciado pelos respectivos presidentes, Barack Obama e Raúl Castro; para o governo brasileiro, a retomada de diálogo representa a eliminação de resquício da Guerra Fria; para a União Europeia, é a queda de um novo muro; o papa Francisco também se diz satisfeito, pois, pouco antes, havia se oferecido para intermediar um diálogo construtivo sobre temas delicados.

A poucos dias para o fim de 2014, o mundo presenciou a aproximação histórica entre Estados Unidos e Cuba, anunciado pelos respectivos presidentes, Barack Obama e Raúl Castro. Para o governo brasileiro, a retomada de diálogo representa a eliminação de resquício da Guerra Fria. Para a União Europeia, é a queda de um novo muro. O papa Francisco também se diz satisfeito, pois, pouco antes, havia se oferecido para intermediar um diálogo construtivo sobre temas delicados.

O embargo econômico, comercial e financeiro contra Cuba foi imposto pelos Estados Unidos em 1962, depois do fracasso da invasão à ilha para tentar derrubar o regime de Fidel Castro em 1961, que ficou conhecida como o episódio da Baía dos Porcos. O anúncio do "descongelamento" das relações diplomáticas – termo técnico usado na diplomacia – entre os Estados Unidos e Cuba, 53 anos depois do rompimento das relações entre os dois países, é o primeiro passo para o fim do embargo.

Com o anúncio da retomada feito por Obama e Castro no dia 17 de dezembro, os Estados Unidos voltarão a ter embaixada em Havana e libertaram três espiões cubanos: Gerardo Hernández, Antonio Guerrero e Ramón Labañino. Em troca, foi libertado um espião norte-americano e o empreiteiro Alan Gross. Na estimativa do governo cubano, mais de meio século de embargo provocaram a perda de aproximadamente US$ 1,1 trilhão.

O acordo foi construído de maneira gradual e havia pressão internacional para que o embargo chegasse ao fim. Em outubro, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) voltou a pedir, por ampla maioria, o fim do embargo econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos. A resolução foi aprovada por 188 votos a 2 e 3 abstenções. Os Estados Unidos e Israel votaram contra. As abstenções foram das Ilhas Marshall, a República de Palau e os Estados Federados da Micronésia.

Cuba vive um regime socialista desde 1959, ano da chamada Revolução Cubana. O regime caracterizou-se pela implantação de uma série de programas assistencialistas sociais e econômicos, que incluíam a alfabetização e acesso à saúde universal. O país recebeu o apoio soviético, quando ainda ocorria a polarização entre a antiga União Soviética e os Estados Unidos na Guerra Fria, o que fez com que o país se distanciasse ainda mais dos norte-americanos.

O retrato do país pré-revolução era o inverso. Cuba dependia economicamente dos Estados Unidos, era um lugar com cassinos e bordéis muito frequentados pela máfia e por fuzileiros estadunidenses. Antes da Revolução Cubana, a população vivia em extrema pobreza. O analfabetismo, que segundo o governo do país foi zerado após a revolução, chegava a quase um quarto da população. A área da saúde, pela qual o país se destaca atualmente, também era precária.

O cenário manteve-se até que, sob a liderança de Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e Ernesto "Che" Guevara, um pequeno grupo de aproximadamente 80 homens se espalhou em diversos focos de luta contra as forças do governo. Entre 1956 e 1959, o grupo conseguiu vencer e conquistar várias cidades do território cubano. Em janeiro, os guerrilheiros derrubaram Fulgencio Batista e estabeleceram um governo socialista na ilha.

Em discurso este ano na Assembleia Nacional cubana, o presidente Raúl Castro disse que o país não está disposto a mudar o sistema político, não renunciará ao socialismo. Castro, que substituiu seu irmão Fidel Castro, em 2008, na Presidência da ilha, implementou uma série de reformas econômicas que o governo definiu como um "processo gradual de descentralização". No fim de março, o Parlamento de Cuba aprovou, por unanimidade, uma nova lei de investimentos estrangeiros para atrair capital para o país.

Do lado norte-americano, a suspensão do embargo econômico não será imediata, porque a sanção não pode ser removida por decisão presidencial. O Congresso norte-americano precisa aprovar uma lei para anular o embargo, estabelecido por meio de normas federais. Algumas vigoram desde 1962, ano em que a sanção começou a ser aplicada, outras foram sendo votadas ou modificadas posteriormente. Entre elas estão a Lei Torricelli (Lei para Democracia Cubana) de 1962, aprovada pelo Congresso e que incrementou sanções anteriores, e a chamada Lei Helms-Burton, de 1996, que também ficou conhecida como Lei de Liberdade e Solidariedade Democrática Cubana.

Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ANTICRISTO

Segue lá no  Instagram.

Te Amo / O Amigo - Sergio Lopes

Segue lá no  Instagram.

Pernambuco pode ganhar sistema inédito de energia solar em 2017

Um sistema de energia solar inédito no Brasil, que está sendo estudado como alternativa às hidrelétricas, pode ser implantado no semiárido pernambucano, no município de Petrolina, a partir do ano que vem. Com a ajuda de um instituto alemão, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) pretendem construir um projeto-piloto na cidade para testar a tecnologia heliotérmica que, ao contrário dos equipamentos solares já usados no país, pode armanezar energia para ser usada, inclusive à noite. A geração de energia heliotérmica usa o sol como fonte indireta de eletricidade. Ela funciona com um conjunto de captadores espelhados, distribuídos em uma área plana. Os espelhos se movimentam de acordo com a posição do sol e refletem os raios para uma torre – chamada de torre solar -, onde o calor é armazenado e transformado em energia. Ela é diferente da geração de energia solar fotovoltaica, já explorada no Brasil, que não é capaz de guardar o calo