Pular para o conteúdo principal

Grã-Bretanha testa primeiro ônibus movido a fezes e lixo

Veículo ecológico emite 30% menos dióxido de carbono do que os movidos a diesel.


Um ônibus movido a fezes e lixo já está rodando entre as cidades de Bristol e Bath, na Grã-Bretanha.

O chamado Bio-Bus tem 40 assentos e opera com gás biometano, gerado a partir do tratamento de esgoto e lixo doméstico.

O veículo ecológico pode rodar até 300 quilômetros com um tanque de gás, que é produzido a partir do lixo anual de cinco pessoas.

Seu motor tem um design similar ao dos motores convencionais. No entanto, o diferencial está na contrapartida ecológica: o ônibus emite 30% menos dióxido de carbono se comparado aos movidos a diesel.

A linha é operada pela Bath Bus Company e vai do aeroporto de Bristol ao centro de Bath - um serviço que transporta cerca de 10 mil passageiros por mês.

Esgoto
O gás biometano usado pelo ônibus é gerado a partir do tratamento do esgoto de Bristol.

O composto é resultado da digestão anaeróbica das bactérias (quando esses microorganismos quebram a matéria orgânica em ambientes sem oxigênio).

Mas para se tornar combustível para o veículo, o biogás ainda tem de ser "turbinado". Nesse processo, o dióxido de carbono é removido e o gás propano é adicionado.

A cidade processa cerca de 75 milhões de metros cúbicos de esgoto e 35 mil toneladas de lixo doméstico por ano. Apenas o lixo anual de uma pessoa (tanto o descarte de alimentos quanto o esgoto) gera combustível para o ônibus rodar 60 quilômetros.

Segundo Collin Field, da Bath Bus Company, o lançamento do ônibus agora é bastante apropriado, já que Bristol será a Capital Verde da Europa no ano que vem.

Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ANTICRISTO

Segue lá no  Instagram.

E se fosse o Bolsonaro no Rio Grande do Sul?

Segue lá no  Instagram.

Funcionária morre após cair em fosso de elevador de shopping

Uma funcionária do McDonald's morreu nesta segunda-feira, 3, no Hospital Geral do Estado (HGE), dois dias depois de cair no fosso de um elevador de serviço do Shopping Itaigara, em Salvador. Valdiceia de Jesus Pereira, que não teve idade divulgada, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e teve a morte confirmada por volta das 8h05, em decorrência de complicações por causa da queda, segundo informou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O acidente aconteceu na manhã do último sábado, 1º.  A funcionária caiu do primeiro andar, onde fica o quiosque em que trabalhava, quando foi pegar o elevador para buscar materiais que estavam estocados no depósito do McDonald's, localizado no subsolo. De acordo com a assessoria de comunicação do shopping, Valdiceia não teria percebido a ausência do elevador quando a porta se abriu. A assessoria do McDonald's disse que a funcionária ia até o depósito todos os dias e sempre pegava o mesmo elevador - o único