Pular para o conteúdo principal

Vacinação contra Febre Aftosa começa hoje

Hoje começa a campanha de vacinação contra febre aftosa. Nesta etapa, somente os bovídeos (bovinos e bubalinos) com até 24 meses de idade receberão a dose da vacina, ou seja, cerca de 4,5 milhões de animais, dos mais de oito milhões existentes.

De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), o produtor tem até 10 dias após a compra da vacina, para declarar o ato na unidade da Agência, onde sua ficha cadastral é movimentada, munido da carta-aviso e da nota fiscal da vacina.

O produtor que deixar de cumprir os prazos poderá ser multado, ter a ficha de movimentação do rebanho bloqueada, impedindo o transporte de animais, até que a situação seja regularizada. As doses da vacinas devem ser adquiridas em lojas credenciadas pela Adapec, conservadas na temperatura entre 2ºC e 8ºC, transportadas até a propriedade rural em caixas térmicas com gelo e aplicadas em horários mais frescos do dia.

A Adapec orienta os produtores rurais a aproveitarem o manejo do rebanho e vacinar também contra brucelose e a raiva. A Agência disponibiliza gratuitamente o disque defesa pelo 0800 63 11 22, para sanar dúvidas e passar informações. 

(Com informações da ATN)

Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ANTICRISTO

Segue lá no  Instagram.

Pernambuco pode ganhar sistema inédito de energia solar em 2017

Um sistema de energia solar inédito no Brasil, que está sendo estudado como alternativa às hidrelétricas, pode ser implantado no semiárido pernambucano, no município de Petrolina, a partir do ano que vem. Com a ajuda de um instituto alemão, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) pretendem construir um projeto-piloto na cidade para testar a tecnologia heliotérmica que, ao contrário dos equipamentos solares já usados no país, pode armanezar energia para ser usada, inclusive à noite. A geração de energia heliotérmica usa o sol como fonte indireta de eletricidade. Ela funciona com um conjunto de captadores espelhados, distribuídos em uma área plana. Os espelhos se movimentam de acordo com a posição do sol e refletem os raios para uma torre – chamada de torre solar -, onde o calor é armazenado e transformado em energia. Ela é diferente da geração de energia solar fotovoltaica, já explorada no Brasil, que não é capaz de guardar o calo

Te Amo / O Amigo - Sergio Lopes

Segue lá no  Instagram.