Pular para o conteúdo principal

Auxílio-doença: o que o laudo médico deve conter para dispensar o segurado da perícia?

Flexibilização nas regras do auxílio-doença abre possibilidade para concessão sem necessidade de perícia médica.

O auxílio-doença é o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mais requerido pelos trabalhadores. Ele responde por cerca de um terço dos pedidos abertos na Previdência Social, e consequentemente é o que mais gera atrasos.

O benefício por incapacidade temporária, como é oficialmente chamado, teve suas regras flexibilizadas recentemente em uma tentava de reduzir a espera dos segurados. Desde que apresente um laudo médico consistente, o indivíduo não precisa passar pela perícia médica.

Entretanto, para obter o auxílio-doença usando esse meio, o documento precisa conter todas as informações exigidas pelo INSS. Conforme consta na Portaria Conjunta 7/2022, o laudo perfeito deve conter:

Nome completo do segurado;
Data de emissão inferior a trinta dias da data de entrada do pedido;
Detalhes sobre a doença ou Código Internacional de Doenças (CID);
Assinatura e carimbo, com registro do conselho de classe do profissional; e
Data de início do repouso e o prazo estimado.

Outras informações importantes

Embora não estejam previstas na portaria, outras informações também são importantes e podem impedir a concessão imediata do benefício. Um bom exemplo é o efeito da incapacidade na atividade profissional desenvolvida pelo segurado. Quanto mais detalhes o laudo apresentar, menores as chances de contestação por parte do INSS.

A caligrafia é mais uma coisa simples que pode virar um problemão. O documento precisa estar escrito em letra legível para que não haja impedimentos no momento de verificar os dados.

Conforme mencionado, é imprescindível informar a repercussão da doença no trabalho exercido pelo segurado, e não apenas o CID. Vale lembrar que o auxílio não é concedido exclusivamente por conta da doença, que pode ser controlada, mas sim por conta do seu impacto nas atividades do trabalhador.

Segue lá no Instagram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

🚨Golpe CNH🚨

Segue lá no  Instagram.

VOCÊ SABIA?

Segue lá no  Instagram.

"Você está doente. Só queremos consertar você." - A transmissão mais estranha da TV brasileira

Quer ficar por dentro de mais notícias sobre crimes cibernéticos, segurança digital e tecnologia?  Continue acompanhando nosso blog. Segue lá no  Instagram.