Pular para o conteúdo principal

Cavalo vítima de maus-tratos é encontrado sem um olho

Feridas tomam conta do olho do animal por falta de cuidados médicos
(Foto: Fernanda Coutinho/ Arquivo Pessoal)/
Um cavalo vítima de maus-tratos foi encontrado sem um olho no início desta semana em uma rua do bairro Ipiranga em Ribeirão Preto (SP). A situação foi denunciada por uma advogada, que é defensora da causa animal, e que diz ter custeado o transporte e o tratamento do bicho. Segundo a mulher, há meses a Prefeitura não oferece o serviço de recolhimento de animais de grande porte. Em nota, o Executivo informou que o contrato com a empresa prestadora do serviço venceu e está sendo reavaliado.

Um boletim de ocorrência foi registrado sobre o caso. Segundo a polícia, o tutor do animal responderá pelo crime de maus-tratos.

Segundo a advogada Claudia Aparecida Xavier, o animal foi encontrado por ela na segunda-feira (28), no cruzamento das ruas Américo Batista e Porto Seguro. Claudia afirma que o cavalo estava sobre sol forte, preso a uma carroça, e que a cena lhe chamou a atenção. “Um garoto, que aparentava ser o tutor, estava sentado em uma sobra aos pés de uma árvore em frente a um mercado. Desci do carro e perguntei porque o animal estava no sol. Ele disse que estava esperando o pai que estava no mercado. Foi quando vi que o cavalo estava sem um olho e chamei a polícia”, diz.


O ferimento grave deixou Claudia perplexa, já que ele precisava de cuidados médicos urgentes. Ela diz que como a Prefeitura não tem feito o recolhimento de animais de grande porte, precisou encontrar alguém para fazer o trabalho. “Consegui que a empresa [que realizava o serviço para a Prefeitura] atendesse o caso, mas precisava de alguém para assumir os custos. Sem tratamento ele não ia ficar”, diz.

O cavalo foi levado ao hospital veterinário do Centro Universitário Moura Lacerda. Segundo a veterinária responsável pelo setor de animais de grande porte, Fernanda Coutinho de Freitas, as graves lesões fizeram o animal perder a visão. “Recebemos esse animal com anemia e uma lesão extensa no olho direito, bem antiga. Além disso, ele estava muito sujo e com vários carrapatos”, explica.

Ainda segundo a veterinária, o cavalo tinha claros sinais de maus-tratos. “É caracterizado maus-tratos só pelo fato dele trafegar por via pública sendo que ele só enxerga com um olho. Além disso, ele é um animal arredio, assustado, o que também indica que ele foi vítima”, afirma. Fernanda diz que apesar do quadro grave, ele passa bem.

O caso foi registrado pela polícia e o tutor do cavalo deverá responder pelo crime de maus-tratos.

Recolhimento de animais

De acordo com Claudia, a falta do serviço prestado pela Prefeitura com relação ao recolhimento de animais de grande porte prejudica a ajuda aos bichos.

A vereadora Viviane Alexandre (PPS), presidente da Comissão Permanente de Defesa e Direito dos Animais, diz que a Prefeitura está sem o serviço porque venceu o contrato com a empresa prestadora. “Existia um contrato da Prefeitura com uma empresa terceirizada para realizar o recolhimento de animais em vias públicas. Neste período, o contrato foi prorrogado por duas vezes, mas venceu no dia 14 deste mês, ou seja, nenhum animal está sendo recolhido desde então”, afirma.

Procurada, a Prefeitura confirmou o vencimento do contrato com a empresa terceirizada e afirmou que a administração “está reunindo os setores envolvidos na questão para dar uma solução”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você perdoaria?

Segue lá no  Instagram.

Janja ganha poderes

Segue lá no  Instagram.

Roblox

Segue lá no  Instagram.