Pular para o conteúdo principal

Sabia que se respirarmos oxigênio puro podemos morrer?

O ar que respiramos é uma mistura complexa de gases, com cerca de 21% de Oxigênio, 78% de Nitrogênio e 1% de outros gases, além de variações de vapor de água… Acontece que somente o oxigênio é absorvido, os outros gases entram, mas são liberados na expiração.

A principal finalidade da respiração é fornecer oxigênio fresco para o sangue nos pulmões e desfazer-se do gás carbônico. O sangue absorve e supri nosso organismo deste elemento tão necessário a nossas funções.

Em uma pessoa normal o oxigênio extraído do ar é suficiente para nutrir as células de todo o corpo. Nós inspiramos, o alvéolo se enche de ar, e, pelo mecanismo de difusão nas suas paredes, ocorre as trocas gasosas do sangue. 

Em situações anormais, como de asfixia, que a quantidade de oxigênio está reduzida, seja por entrada de água ou de fumaça nos alvéolos, aumenta-se a oferta do gás para 40 a 75%, e desta forma auxiliar a restauração do sistema. 

Misturas de até 65% de oxigênio no ar podem ser inaladas por períodos longos sem efeitos negativos à saúde.


Porém, o oxigênio respirado a 100% é tóxico aos pulmões e, por não dizer, a todo o nosso organismo. 

O excesso (à pressão atmosférica) pode colapsar os alvéolos, isto é, estes diminuem de tamanho, murcham pela falta do nitrogênio, diminuem assim a troca gasosa pelo sangue e chegam a fechar totalmente, pendendo a sua função. 

Só para uma observação: Em condições normais, o nitrogênio que inspiramos fica preso no alvéolo para mantê-lo inflado. Outras implicações da toxicidade do oxigênio puro é a formação de edema pulmonar (acúmulo de fluídos nos pulmões), fortes dores no peito e cegueira. Já em exposição à pressão acima da atmosférica, como em ocasiões de mergulho profundo, os sintomas são náuseas, tontura, câimbras musculares, confusão mental, turvação da visão, convulsões e eventualmente a morte.






















O ar que respiramos é uma mistura complexa de gases, com cerca de 21% de Oxigênio, 78% de Nitrogênio e 1% de outros gases, além de variações de vapor de água.

Fontes: hsw e cbaxi

Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ANTICRISTO

Segue lá no  Instagram.

Pernambuco pode ganhar sistema inédito de energia solar em 2017

Um sistema de energia solar inédito no Brasil, que está sendo estudado como alternativa às hidrelétricas, pode ser implantado no semiárido pernambucano, no município de Petrolina, a partir do ano que vem. Com a ajuda de um instituto alemão, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) pretendem construir um projeto-piloto na cidade para testar a tecnologia heliotérmica que, ao contrário dos equipamentos solares já usados no país, pode armanezar energia para ser usada, inclusive à noite. A geração de energia heliotérmica usa o sol como fonte indireta de eletricidade. Ela funciona com um conjunto de captadores espelhados, distribuídos em uma área plana. Os espelhos se movimentam de acordo com a posição do sol e refletem os raios para uma torre – chamada de torre solar -, onde o calor é armazenado e transformado em energia. Ela é diferente da geração de energia solar fotovoltaica, já explorada no Brasil, que não é capaz de guardar o calo