Pular para o conteúdo principal

Augusto Nunes é suspenso da Jovem Pan

Decisão foi tomada depois de comentarista usar expressões proibidas em Os Pingos nos Is: Lula é ‘ladrão’, ‘amigo de ditador’, ‘ex-presidiário’ e ‘descondenado’.

O comentarista Augusto Nunes, colunista da Revista Oeste, foi afastado do programa Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan, até o fim das eleições. A decisão foi tomada depois de o jornalista dizer, durante programa exibido na segunda-feira 24, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “ladrão”, “amigo de ditador”, “ex-presidiário” e “descondenado”.

Depois da exibição do programa, o vídeo foi retirado do YouTube. 

O conteúdo voltou ao ar sem o trecho em que Nunes faz suas considerações sobre Lula.

“Autorizado pelo vídeo em que o TSE negou a existência de censura da Jovem Pan, resgatei no programa de ontem quatro expressões proibidas: ladrão, ex-presidiário, descondenado e amigo de ditadores”, diz o jornalista. 

“Hoje, pressionado pelo TSE e por Lula, a direção de jornalismo da Jovem Pan dispensou-me dos Pingos até segunda que vem. Continuarei dizendo o que penso na Revista Oeste.” 

Nesta terça-feira, o jornalista foi aconselhado pela editora-chefe da TV Jovem Pan News, Mariana Ferreira, a ficar fora do Os Pingos nos Is até 31 de outubro. 

A decisão ocorre por pressão do PT e do Tribunal Superior Eleitoral, que não querem que os comentaristas políticos comentem a situação judicial de Lula. 

Confrontados com o veto, os comentaristas Ana Paula Henkel e Guilherme Fiuza preferiram ausentar-se do programa pelo mesmo período imposto a Nunes. “Trabalhei sob a censura do AI-5 durante cinco anos”, diz Nunes. “As proibições de agora são menos claras, e os censores tentam dividir as restrições com os diretores dos veículos punidos.”

O jornalista acrescenta que, no momento, existe censura prévia no Brasil. 

“O TSE parte da suposição de que o profissional vai escrever alguma coisa prejudicial a um candidato”, observou. “Nos tempos da ditadura militar, eles só impediam a publicação de textos lidos ou filmes vistos. A Justiça Eleitoral existe desde o governo autoritário de Getulio Vargas. De lá para cá, ela nunca censurou nenhum jornal pela publicação de mentiras, agora chamadas de fake news. Com o advento da internet, essa tarefa de distinguir o que é falso do que é verdadeiro se tornou uma tarefa impossível, o que faz com que as proibições sejam mais frequentes, menos compreensíveis e inteiramente inúteis".

Segue lá no Instagram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O sonho de Roma aconteceu, 1º Papa dos EUA

Robert Francis Prevost, Leão 14! Robert Francis Prevost (Estados Unidos), 69 anos, é o novo papa.  Ele foi escolhido hoje no conclave e será apresentado ao mundo na sequência, em aparição da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro escrutínios. Natural de Chicago, tornou-se prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos, encarregado de nomear bispos em todo o mundo, em 2023.  Além de norte-americano, ele é também peruano, já que obteve esta cidadania em 2015. O cardeal chegou ao Peru como um jovem missionário agostiniano e, do país andino, partiu como bispo para o Vaticano, para se tornar uma figura central na administração do papa Francisco.  Segue lá no  Instagram.

🎮 CHEGOU: Raquel — Missão Pernambuco! 💥

Chegou o primeiro da saga de jogos que misturam ação, política e humor com um toque de crítica inteligente: "Raquel: Missão Pernambuco" ! Se liga no lançamento mais ousado do momento: "Raquel: Missão Pernambuco"  o jogo onde a protagonista é ninguém menos que Raquel , ex-Delegada da Polícia Federal e Procuradora do Estado, agora em uma nova missão. Nesse game cheio de ação e crítica bem-humorada, sua missão é clara: 👉 Pegar o ouro — que representa os investimentos que Pernambuco tanto precisa 🚫 E desviar da Pomba Dourada do Partido Amarelo  — símbolo do atraso e da enrolação política Mas atenção: 💬 "Jamais esqueça, nem tudo que é Amarelo é Ouro." Enquanto o ouro vale ouro mesmo (literalmente), a Pomba Dourada do Partido Amarelo  parece brilhante, mas não traz nada de bom. É cilada! Raquel usa toda sua coragem de ex-delegada e sua visão de procuradora pra lutar por um Pernambuco melhor. E agora é você que entra no controle dessa história! ⚔️ Desafio...

Propaganda enganosa?

Segue lá no  Instagram.