Pular para o conteúdo principal

Escolas na Índia inovam no currículo para ensinar compaixão pelos animais

Os estudantes do estado indiano de Gujarate já estão equipados para receber uma lição diária sobre compaixão. O diretor do Conselho Gujarate de Pesquisa e Treinamento Educacional emitiu uma circular aos coordenadores de recursos instruindo as escolas a utilizarem o programa de educação humanitária da PETA Índia (PETA-People for the Ethical Treatment of Animals), denominado de “Cidadão Compassivo”. A PETA Índia completou o processo de distribuição do programa a todas as escolas do governo de Gurajate para que seja empregado com crianças entre 8 a 12 anos.

O programa “Cidadão Compassivo” é a versão PETA Índia do programa internacionalmente reconhecido de educação humanitária da PETA Estados Unidos, “Compartilhe o Mundo”, projetada para sensibilizar as crianças a serem compassivas com os animais. O programa foi aprovado pelo Conselho de Bem-Estar Animal, da Índia e pelo Conselho Central de Educação Secundária. Os estados e os territórios da união que endossam o programa incluem Chandigarh, Delhi, Goa, Kerala, Haryana e Madhya Pradesh.

“Diz-se que quando você ensina uma criança a ser compassiva com um rato, você está ajudando tanto a criança como o rato”, diz Puja Mahajan, coordenador educacional sênior, da PETA Índia. “Respeito e compaixão são de vital importância no combate à violência em toda a sociedade.”

A maioria das crianças naturalmente sente preocupação e afeto pelos animais, mas aprendem a crueldade com a sociedade, e em geral acabam perdendo de vista a compaixão. Falta de respeito pelas outras espécies também pode ser traduzida por insensibilidade e crueldade contra os seres humanos. 

Os psicólogos, sociólogos e agentes da lei documentaram muito bem que a violência contra os animais cometida pelas crianças é com frequência um sinal de alarme precoce de futuros atos de violência contra os humanos. A educação humanitária pode ajudar a garantir um futuro em que os animais, o ambiente em que vivem e os seres humanos sejam tratados respeitosamente. O programa consiste de um manual do professor, fichas de atividades copiáveis, uma unidade de leitura com adaptações de histórias verídicas de animais e um vídeo de 28 minutos. 

O programa pode ser incluído com facilidade no programa escolar em línguas, ciência, estudos sociais e educação ambiental. “Cidadão Compassivo” é também perfeito para ser utilizado em clubes escolares de direitos animais e ambientais.

Este programa já está sendo empregado voluntariamente em cerca de 25.000 escolas públicas e particulares, alcançando até 5 milhões de crianças ao redor da Índia. As informações são do IBN Live.

Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ANTICRISTO

Segue lá no  Instagram.

Pernambuco pode ganhar sistema inédito de energia solar em 2017

Um sistema de energia solar inédito no Brasil, que está sendo estudado como alternativa às hidrelétricas, pode ser implantado no semiárido pernambucano, no município de Petrolina, a partir do ano que vem. Com a ajuda de um instituto alemão, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) pretendem construir um projeto-piloto na cidade para testar a tecnologia heliotérmica que, ao contrário dos equipamentos solares já usados no país, pode armanezar energia para ser usada, inclusive à noite. A geração de energia heliotérmica usa o sol como fonte indireta de eletricidade. Ela funciona com um conjunto de captadores espelhados, distribuídos em uma área plana. Os espelhos se movimentam de acordo com a posição do sol e refletem os raios para uma torre – chamada de torre solar -, onde o calor é armazenado e transformado em energia. Ela é diferente da geração de energia solar fotovoltaica, já explorada no Brasil, que não é capaz de guardar o calo