Pular para o conteúdo principal

Animais ganham travessias subterrâneas ao longo da ferrovia em Mato Grosso (MT)

Iniciativa Exemplar

A instalação de passagens fauna para animais silvestres ao longo da ferrovia em Mato Grosso já está em fase de conclusão. O projeto da América Latina Logística (ALL), concessionária responsável pela administração da linha férrea na região, visa reduzir o atropelamento dos bichos nos trilhos e possibilitar a mobilidade segura das espécies pelo corredor ecológico, minimizando o impacto ambiental sobre a fauna.

Ao todo, são 27 pontos de travessia – com medidas de 2,0 metros de altura e 2,5 de largura – espalhados no trecho da ferrovia entre os municípios de Itiquira e Rondonópolis. A escolha dos locais foi feita através de um estudo que apontou as áreas com maior concentração de animais. “Geralmente são escolhidas zonas mais verdes e úmidas que formam um corredor ecológico. Algumas travessias também são instaladas em pontos de alagamento, servindo ainda como galeria em época chuvosa”, explicou o gerente de Terminais da ALL em Mato Grosso, Ivandro Paim.

Em todas as passagens também estão sendo instaladas cercas guia em ambas as margens de cada estrutura, com objetivo de induzir o uso dos túneis pelos animais. Com dois metros de altura e 150 metros de extensão em cada lado, a cerca é fixada 30 cm adentro da terra, para evitar que bichos escavadores passem pelo bloqueio.

Em travessias já concluídas, técnicos da Cia Ambiental, terceirizada responsável pelo trabalho de instalação e monitoramento das estruturas, já detectaram animais transitando pelos acessos. A equipe realiza um estudo sobre a eficiência das passagens, identificando os principais animais que fazem uso do dispositivo e levantando dados estatísticos sobre a diminuição de atropelamentos.

Além das passagens fauna com cerca para direcionamento dos animais, a ALL também realiza a recomposição da vegetação com espécies nativas ao longo de todo o trecho. Mais de 400 mil mudas já foram plantadas às margens da linha férrea, desde o início do projeto, no ano passado. O objetivo, além de recuperar ambientalmente o trecho e as APP’s, é realizar um cortinamento vegetal e a arborização dos terminais ferroviários.

Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O sonho de Roma aconteceu, 1º Papa dos EUA

Robert Francis Prevost, Leão 14! Robert Francis Prevost (Estados Unidos), 69 anos, é o novo papa.  Ele foi escolhido hoje no conclave e será apresentado ao mundo na sequência, em aparição da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro escrutínios. Natural de Chicago, tornou-se prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos, encarregado de nomear bispos em todo o mundo, em 2023.  Além de norte-americano, ele é também peruano, já que obteve esta cidadania em 2015. O cardeal chegou ao Peru como um jovem missionário agostiniano e, do país andino, partiu como bispo para o Vaticano, para se tornar uma figura central na administração do papa Francisco.  Segue lá no  Instagram.

🎮 CHEGOU: Raquel — Missão Pernambuco! 💥

Chegou o primeiro da saga de jogos que misturam ação, política e humor com um toque de crítica inteligente: "Raquel: Missão Pernambuco" ! Se liga no lançamento mais ousado do momento: "Raquel: Missão Pernambuco"  o jogo onde a protagonista é ninguém menos que Raquel , ex-Delegada da Polícia Federal e Procuradora do Estado, agora em uma nova missão. Nesse game cheio de ação e crítica bem-humorada, sua missão é clara: 👉 Pegar o ouro — que representa os investimentos que Pernambuco tanto precisa 🚫 E desviar da Pomba Dourada do Partido Amarelo  — símbolo do atraso e da enrolação política Mas atenção: 💬 "Jamais esqueça, nem tudo que é Amarelo é Ouro." Enquanto o ouro vale ouro mesmo (literalmente), a Pomba Dourada do Partido Amarelo  parece brilhante, mas não traz nada de bom. É cilada! Raquel usa toda sua coragem de ex-delegada e sua visão de procuradora pra lutar por um Pernambuco melhor. E agora é você que entra no controle dessa história! ⚔️ Desafio...

Propaganda enganosa?

Segue lá no  Instagram.