Pular para o conteúdo principal

Morre poetisa Deborah Brennand

A poetisa Deborah Brennand faleceu na noite deste domingo, às 22h. Autora de livros Noites de Sol ou as viagens do sonho, O cadeado negro, Pomar de sombras, a pernambucana de Nazaré da Mata tinha 86 anos de idade. Assessores da família não informaram a causa da morte. 

O corpo da ex-esposa de Francisco Brennand está sendo velado na capela da Oficina Brennand, na Várzea. O sepultamento será no cemitério Parque das Flores, às 16h desta segunda-feira. Antes, uma missa de corpo presente será relizada na mesma capela onde está sendo realizado o velório.

Ocupante da cadeira 37 na Academia Pernambucana de Letras (APL), Deborah publicou o primeiro livro em 1965, O punhal tingido ou o livro das horas de D. Rosa de Aragão. Com Francisco Brennand, amigo até os últimos dias de vida, teve duas filhas, Maria da Conceição e Maria Helena. 

A APL emitiu nota de pesar. "Deborah Brennand iniciou a vida literária publicando em antologias, incentivada pelo marido, o artista plástico Francisco Brennand, pelo romancista Ariano Suassuna e pelo poeta César Leal. A crítica especializada considera-a uma das maiores poetas nordestinas de sua geração."

A academia adiou a cerimônia de nomeação de dois novos membros, marcada para a noite desta segunda-feira, para 11 de maio. "É mais uma grande perda para a academia. Deborah representa uma poesia livre, espontânea, era uma pessoa iluminada", declarou Fátima Quintas, escritora e presidente da APL, no velório. 

Em 2006, foram lançados dois filmes inspirados na obra de Deborah, ambos dirigidos pela cineasta Deby Brennand Mendes, neta da escritora: Letras verdes, um documentário sobre a vida e a obra, e Tantas e tantas cartas, uma ficção baseada no livro homônimo.

Veja lista de alguns livros publicados por Deborah Brennand 

O Punhal Tingido ou O Livro das Horas de D. Rosa de Aragão (1965)
Noites de Sol ou As Viagens do Sonho (1966)
O Cadeado Negro (1971)
Pomar de Sombra (1995)
Claridade (1996)
Maçãs Negras (2001)
Letras Verdes (2002)
Tantas e Tantas Cartas (2003)
Poesia Reunida (2007)

Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O sonho de Roma aconteceu, 1º Papa dos EUA

Robert Francis Prevost, Leão 14! Robert Francis Prevost (Estados Unidos), 69 anos, é o novo papa.  Ele foi escolhido hoje no conclave e será apresentado ao mundo na sequência, em aparição da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro escrutínios. Natural de Chicago, tornou-se prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos, encarregado de nomear bispos em todo o mundo, em 2023.  Além de norte-americano, ele é também peruano, já que obteve esta cidadania em 2015. O cardeal chegou ao Peru como um jovem missionário agostiniano e, do país andino, partiu como bispo para o Vaticano, para se tornar uma figura central na administração do papa Francisco.  Segue lá no  Instagram.

🎮 CHEGOU: Raquel — Missão Pernambuco! 💥

Chegou o primeiro da saga de jogos que misturam ação, política e humor com um toque de crítica inteligente: "Raquel: Missão Pernambuco" ! Se liga no lançamento mais ousado do momento: "Raquel: Missão Pernambuco"  o jogo onde a protagonista é ninguém menos que Raquel , ex-Delegada da Polícia Federal e Procuradora do Estado, agora em uma nova missão. Nesse game cheio de ação e crítica bem-humorada, sua missão é clara: 👉 Pegar o ouro — que representa os investimentos que Pernambuco tanto precisa 🚫 E desviar da Pomba Dourada do Partido Amarelo  — símbolo do atraso e da enrolação política Mas atenção: 💬 "Jamais esqueça, nem tudo que é Amarelo é Ouro." Enquanto o ouro vale ouro mesmo (literalmente), a Pomba Dourada do Partido Amarelo  parece brilhante, mas não traz nada de bom. É cilada! Raquel usa toda sua coragem de ex-delegada e sua visão de procuradora pra lutar por um Pernambuco melhor. E agora é você que entra no controle dessa história! ⚔️ Desafio...

Propaganda enganosa?

Segue lá no  Instagram.