Pular para o conteúdo principal

Barusco diz receber propina desde governo FHC

O ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco detalhou em depoimento de delação premiada na Operação Lava Jato como começou a cobrar propina de empresas que pretendiam firmar contratos com a Petrobras. Barusco disse que começou a receber os pagamentos indevidos em 1997 ou 1998 da empresa holandesa SBM, quando ocupava o cargo de gerente de Tecnologia de Inslações.

Aos investigadores, Barusco relatou a sistemátiva da cobrança de propina. Ele disse que tinha relação próxima com Júlio Faerman, representante da SBM, e a iniciativa de fazer os negócios com cobrança de propina partiu de ambas as partes.

Conforme o depoimento, os pagamentos variavam de acordo com o valor do contrato, ficando entre U$ 25 milhões e U$ 50 milhões. Entre as obras que tiveram pagamentos ilegais, o ex-diretor citou um acordo, firmado em 1997 ou 1998, para o fornecimento de um navio para a Transpetro.

As declarações de Barusco foram divulgadas após decisão do juiz federal Sérgio Moro, que retirou o sigilo das investigações da nona fase da Operação Lava Jato, iniciada ontem (5).

Acompanhe o Papo Sério no Facebook e Marco Raposo no Twitter Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VOCÊ SABIA?

Segue lá no  Instagram.

🚨Golpe CNH🚨

Segue lá no  Instagram.

Mãe do ex-ministro Gilson Machado faleceu neste domingo (11)

 Ela sofreu um AVC e estava em coma há mais de 20 dias. Morreu neste domingo (11), no Recife, aos 83 anos, a mãe do ex-ministro do Turismo Gilson Machado, candidato a prefeito da capital pernambucana. De acordo com a família, ela sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) e, há mais de 20 dias, estava internada. Segundo a assessoria de comunicação de Gilson Machado, desde que sofreu o AVC, Maria Helena Machado estava em coma, no Real Hospital Português, no Paissandu, região central do Recife.  Nas redes sociais, Gilson Machado publicou uma homenagem à mãe, com fotos dela na juventude e atualmente. "Minha Mãezinha. Você foi a melhor mãe do mundo. Hoje tem festa no céu", disse ele na legenda da publicação. O velório e cremação foi neste domingo, em cerimônia restrita aos parentes, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife. Após a notícia do falecimento, alguns candidatos à prefeitura prestaram solidariedade a Gilson Machado. Em nome de toda a família, Eduardo Ma...