Pular para o conteúdo principal

Juventude cheia de energia

zoom

Durante apresentação do Projeto Juventude Solar, jovens de Vila Isabel tiveram o primeiro contato com a energia solar e puderem ver placas e lanternas solares. O grupo de voluntários do Rio de Janeiro está envolvido no projeto. (© Mariana Stolze / Greenpeace)




Fiquei muito feliz quando notei, no primeiro encontro com os voluntários do Centro Comunitário Lídia dos Santos, no Rio de Janeiro, todos aqueles jovens entusiasmados e surpresos com a presença da nossa equipe, munida de pequenas placas solares que atraíram olhares curiosos.
Mas não é nenhuma surpresa tamanha animação: estamos levando muitas novidades, além de informações valiosas que mostram a capacidade de energia que o Sol pode gerar e seus benefícios quando comparada com outras fontes de energia. Acredito que nem todos têm noção exata do que esta fonte pode nos oferecer e como essa energia pode passar a fazer parte do nosso dia-a-dia.
A energia solar é uma realidade muito distante para os moradores de Vila Isabel. Apesar de estar mudando aos poucos, muitos ainda estão acostumando a usar energia através de “gatos”.
Minha expectativa enquanto voluntário é a de contribuir com a formação desses jovens – e também aprender com eles - mostrando que eles têm um papel fundamental na sociedade e que podem pressionar o governo e instituições a adotar o uso das energias renováveis mais limpas.
É preciso que fique claro que o Brasil tem capacidade para investir no potencial solar, cuja fonte é abundante e inesgotável, favorecendo assim a produção descentralizada da energia elétrica e investindo num futuro limpo. Isso sem falar nos empregos verdes que virão por aí e na multiplicação de conhecimentos que incentivamos!
Rafael Gomes*
Rafael Gomes é voluntário do grupo do Rio de Janeiro do Greenpeace desde 2009 e faz parte do projeto Juventude Solar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ANTICRISTO

Segue lá no  Instagram.

Covardes!

Segue lá no  Instagram.

Veja o tempo de TV de cada candidato ao Governo de Pernambuco

 Danilo vai ter o maior tempo do guia eleitoral de TV e rádio e a metade do total de inserções na mídia. O candidato Socialista terá 4 minutos e 22 segundos da propaganda e 428 entradas nos veículos de comunicação. Com uma coligação formada por oito partidos – PSB, PT, PDT, MDB, PCdoB, PV, Republicanos e PP – o candidato da Frente Popular de Pernambuco, Danilo Cabral , vai ter o maior tempo de guia eleitoral na televisão e rádio nesta eleição e quase a metade do total de inserções na mídia. A campanha de Danilo terá 4 minutos e 22 segundos, que vai ao ar a partir desta sexta-feira, 26 de agosto, em todas as emissoras de rádio e TV do estado. Das 975 inserções, o socialista terá à disposição 428 filmes para serem exibidos nos veículos de comunicação. O tempo de guia eleitoral de Danilo é quase quatro vezes maior do que o da candidata do ( Solidariedade) Marília Arraes , que terá 1 minuto e 9 segundos, e praticamente o dobro do tempo do postulante do ( União Brasil) Miguel Coelho , que t