Pular para o conteúdo principal

Rádio Jovem Pan obriga jumento a caminhar 22 km até estádio Itaquerão

No último dia 16 de maio, em uma palestra em São Paulo, o ex-presidente Lula declarou que os torcedores poderiam deslocar-se para os jogos da Copa do Mundo no estádio Arena Corinthians – vulgo “Itaquerão” – de diversas formas, referindo-se a não necessidade do metrô: “Vai a pé, vai descalço, vai de bicicleta, vai de jumento, vai de qualquer coisa (…).

Se a declaração do ex-presidente foi infeliz, mais infeliz ainda foi a atitude da rádio Jovem Pan que, nesta quarta-feira, decidiu “testar” a sugestão  e obrigou um jumento (“jegue”, termo usado pela rádio) a caminhar, com um repórter, até o estádio.

De acordo com informações do próprio site da rádio, o repórter Victor LaRegina saiu do estúdio da Jovem Pan, na Avenida Paulista (zona sul), e fez o percurso até o Itaquerão (zona leste), montado no animal vestido de verde e amarelo e levou mais de duas horas para percorrer o trajeto de aproximadamente 22 km, segundo a reportagem


O objetivo da rádio foi comparar diversos meios de transporte para o percurso – apesar do animal não enquadrar-se nessa classificação – e ironizar com a declaração de Lula, porém a única das “alternativas” que utilizaram seguindo o que foi dito pelo ex-presidente foi o animal. Enquanto LaRegina usou o jumento, uma outra repórter foi de carro, outro foi de metrô, e um outro foi em um ônibus especial da Fifa. Nenhum deles foi a pé, descalço, ou de bicicleta – as outras opções citadas na declaração.

“Victor LaRegina, seguindo os conselhos do ex-presidente Lula, teve problemas de deslocamento pelas vias paulistas e demorou para acessar à Avenida 23 de maio. Com muita bravura, o animal chegou à Radial Leste e encerrou sua jornada, muito atrás dos outros concorrentes”, conforme a reportagem.


O repórter Victor LaRegina ao lado do animal, em foto com o logotipo da rádio e a hashtag criada para satirizar o evento.

Segundo o blog Esquadrão Pet , ao fazer isso, a Jovem Pan promoveu “uma campanha usando um jumento (“jegue”) como proposta de mobilidade urbana para a Copa do Mundo”, destacando também que é proibida a utilização de animais de tração e de equinos para conduzir pessoas na cidade de SP.

Os ativistas da Esquadrão Pet mobilizaram-se tentando interpelar o ato durante o percurso, porém não conseguiram impedir que o animal chegasse até a zona leste. Ao entrar em contato com a rádio por telefone, ouviram do setor de jornalismo que o animal “não se cansou (sic)”, e contam que, apesar da mobilização, nenhuma autoridade da cidade de São Paulo fez algo para impedir que o animal fosse utilizado pela rádio.

É lamentável que um veículo de comunicação de tão larga audiência como a Jovem Pan tenha tido tal ideia. Ao explorar um animal para provar algo tão óbvio, além de colocar a sua vida em risco e submetê-lo ao estresse e desgaste desnecessários, a rádio reforçou o status histórico e inadmissível de exploração dos animais e ignorância de seus direitos.



Comentários

  1. Que idiotice é essa dessas pessoas hein? Obrigar animais a terem esta atitude estúpida? É, só podia se tratar de um país subdesenvolvido que nem o Brasil, e infelizmente faço parte deste país que ridiculariza os animais!!!

    ResponderExcluir
  2. realmente , você esta em um país subdesenvolvido , até no campo das idéias , por se preocupar com esta atitude , , porém você mesma não lembra que todos os dias do ano , várias pessoas percorrem o triplo deste percurso , também montado em um jumento em busca de água e comida , e ninguém faz nada pra mudar esta realidade .
    E pra tirar o foco do problema chamado mobilidade, querem tratar de defender o jumento...........

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ANTICRISTO

Segue lá no  Instagram.

Pernambuco pode ganhar sistema inédito de energia solar em 2017

Um sistema de energia solar inédito no Brasil, que está sendo estudado como alternativa às hidrelétricas, pode ser implantado no semiárido pernambucano, no município de Petrolina, a partir do ano que vem. Com a ajuda de um instituto alemão, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) pretendem construir um projeto-piloto na cidade para testar a tecnologia heliotérmica que, ao contrário dos equipamentos solares já usados no país, pode armanezar energia para ser usada, inclusive à noite. A geração de energia heliotérmica usa o sol como fonte indireta de eletricidade. Ela funciona com um conjunto de captadores espelhados, distribuídos em uma área plana. Os espelhos se movimentam de acordo com a posição do sol e refletem os raios para uma torre – chamada de torre solar -, onde o calor é armazenado e transformado em energia. Ela é diferente da geração de energia solar fotovoltaica, já explorada no Brasil, que não é capaz de guardar o calo