Pular para o conteúdo principal

MPF recorre ao STJ e STF contra o Projeto Novo Recife

Exigências legais para a construção de um projeto desse porte não estariam sendo cumpridas

De acordo com o MPF, não foi realizado na área que serão construídas as 12 torres, no Cais José Estelita, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA)


























Após ter sido derrubado o pedido de limitar para que fossem suspensas as obras do Projeto Novo Recife, o Ministério Público Federal (MPF) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ), nesta quarta-feira (25). O objetivo da ação é paralisar as obras enquanto não são aprovadas todas as exigências legais para a construção de um projeto desse porte.


De acordo com o MPF, não foi realizado na área que serão construídas as 12 torres, no Cais José Estelita, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). 

O órgão federal argumenta que a falta desses estudos causaria danos ao Pátio Ferroviário das Cinco Pontos – memória da história ferroviária do Brasil -, e a 16 prédios tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) patrimônios que estão localizados no Cais.

INÍCIO - Em 2012, quando o Projeto Novo Recife foi aprovado, o MPF iniciou uma ação civil pública contra o IPHAN, o Consórcio Novo Recife e a Prefeitura do Recife (PCR) julgado, em primeira instância, e aprovado pela 12° Vara de Justiça Federal em Pernambuco.

Com isso, a PCR entrou com o pedido de suspensão de liminar no Tribunal Regional Federal (TRF) 5° Região que foi deferido pelo presidente da época Paulo Roberto de Oliveira Lima, o que possibilitou a continuidade das obras do Projeto Novo Recife. 
Com essa decisão, o MPF entrou com o recurso no próprio (TRF) 5° Região, mas o tribunal manteve a suspensão da liminar. Esgotadas as possibilidades, o MPF recorreu ao STF e STJ. 

De acordo com a assessoria jurídica da PCR, o órgão não recebeu nenhuma notificação oficial, portanto não tomou conhecimento do conteúdo dos dois recursos que o Ministério Público Federal fez ao STJ e STF.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O sonho de Roma aconteceu, 1º Papa dos EUA

Robert Francis Prevost, Leão 14! Robert Francis Prevost (Estados Unidos), 69 anos, é o novo papa.  Ele foi escolhido hoje no conclave e será apresentado ao mundo na sequência, em aparição da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, após quatro escrutínios. Natural de Chicago, tornou-se prefeito do poderoso Dicastério para os Bispos, encarregado de nomear bispos em todo o mundo, em 2023.  Além de norte-americano, ele é também peruano, já que obteve esta cidadania em 2015. O cardeal chegou ao Peru como um jovem missionário agostiniano e, do país andino, partiu como bispo para o Vaticano, para se tornar uma figura central na administração do papa Francisco.  Segue lá no  Instagram.

🎮 CHEGOU: Raquel — Missão Pernambuco! 💥

Chegou o primeiro da saga de jogos que misturam ação, política e humor com um toque de crítica inteligente: "Raquel: Missão Pernambuco" ! Se liga no lançamento mais ousado do momento: "Raquel: Missão Pernambuco"  o jogo onde a protagonista é ninguém menos que Raquel , ex-Delegada da Polícia Federal e Procuradora do Estado, agora em uma nova missão. Nesse game cheio de ação e crítica bem-humorada, sua missão é clara: 👉 Pegar o ouro — que representa os investimentos que Pernambuco tanto precisa 🚫 E desviar da Pomba Dourada do Partido Amarelo  — símbolo do atraso e da enrolação política Mas atenção: 💬 "Jamais esqueça, nem tudo que é Amarelo é Ouro." Enquanto o ouro vale ouro mesmo (literalmente), a Pomba Dourada do Partido Amarelo  parece brilhante, mas não traz nada de bom. É cilada! Raquel usa toda sua coragem de ex-delegada e sua visão de procuradora pra lutar por um Pernambuco melhor. E agora é você que entra no controle dessa história! ⚔️ Desafio...

Propaganda enganosa?

Segue lá no  Instagram.