Pular para o conteúdo principal

Governo Federal: apreensão de veículos de luxo do tráfico de drogas faz parte da frota da PRF; Confira as fotos.

Porsche, Dodge, Land Rover e outras marcas de luxo, agora são veículos da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, e já devem ser vistos com mais frequência no país.

O governo federal, por meio do presidente da República Jair Bolsonaro, sancionou nesta quarta-feira (6), um Projeto de Lei que autoriza a apreensão e/ou uso de veículos usados no tráfico de drogas no Brasil.

A regra se aplica até mesmo aos carros comprados legalmente, mas com proprietários associados ao crime. A lei também é válida para aeronaves, barcos e outros meios que têm sido usados por traficantes.

O texto, aprovado pela Câmara dos Deputados em fevereiro, facilita a apreensão e o uso desses veículos por órgãos públicos envolvidos no combate ao tráfico ilícito de drogas.

Até então, havia a opção de restituição do imóvel apreendido desde que fosse comprovadamente adquirida legalmente.

No entanto, agora não existe mais essa possibilidade, exceto proprietários de veículos roubados e usados pelo tráfico, bem como locadoras, sendo de fato os proprietários dos carros apreendidos.

Assim, a lei garante o "interesse de terceiros de boa fé", penalizando apenas traficantes e pessoas relacionadas ao tráfico.

Com a garantia de que seus carros serão devolvidos, a lei busca não apenas punir criminosos, mas também usar seus bens no combate ao tráfico e em ações sociais relacionadas ao combate às drogas.

De autoria do deputado Tenente Gonzaga (PDT-MG), o texto altera a lei que gerou o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad).

O texto é um substitutivo e facilita a incorporação desses veículos aos bens das instituições utilizadas no combate à criminalidade.

Outros bens relacionados aos envolvidos no tráfico, não sendo veículos de transporte, mantém-se a regra anterior, que permite ao juiz fornecer ao acusado a apresentação de provas ou a produção deles, no prazo de cinco dias, a fim de comprovar a origem lícita dos bens para liberação.

Segue lá no Instagram.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você perdoaria?

Segue lá no  Instagram.

Janja ganha poderes

Segue lá no  Instagram.

Roblox

Segue lá no  Instagram.