Pular para o conteúdo principal

Vai faltar água para (quase) todo mundo em Olinda e no Litoral Norte

A não ser que o Senhor Santo Deus tenha piedade de mais de 500 mil almas que vivem em Olinda, Paulista e outras cidades do Litoral Norte, em breve o sistema de abastecimento de água administrado pela Compesa para esta região do estado entrará em colapso.

Após a pressão da população e da mídia, a empresa finalmente revelou a verdade: A Barragem de Botafogo conta atualmente com pouco mais de 5% de sua capacidade total e a Compesa vai se valer de poços artesianos para levar um pouco água às casas da população.

Traduzindo: A barragem está seca e o que já era muito ruim vai ficar ainda pior. A companhia revelou também que promoverá ajustes no calendário de abastecimento – que nunca foi cumprido – com áreas passando a ter (em tese) um dia com água e 20 sem. Uma catástrofe em tempos normais e um crime num período de pandemia.

Como é sabido pela população, parte da empresa foi privatizada com a promessa de investimentos que melhorariam o abastecimento. Fora os buracos e transtornos causados por estas obras, até o momento, o povo não viu nada diferente do que vem ocorrendo nos mais de 30 anos de racionamento.

RICOS – Enfim, ricos moradores de condomínios e aqueles que conseguem tirar do orçamento pelo menos R$ 1 mil para furar um poço raso conseguirão atravessar sem maiores sofrimentos a nova crise hídrica que deixará parte da população da Região Metropolitana do Recife – VERGONHOSAMENTE – sem água.

E antes que algum incauto diga que a culpa é da natureza – pois não houve incidência de chuvas para encher as barragens – é bom que se diga que, bem embaixo dos nossos pés, existe a chamada Bacia Pernambuco-Paraíba onde situa-se o Aquífero Beberibe, a partir de Olinda até a Paraíba, com 790 Km² de águas subterrâneas.

Será que já não seria a hora de investir em um sistema de poços profundos para exploração destes recursos a fim de não deixar a população passar por esta situação? Empresas como a Jeep e as cervejarias instaladas no litoral norte já usam esta água à vontade. Dependência ZERO da Compesa.

Observatório de Olinda.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Você perdoaria?

Segue lá no  Instagram.

Janja ganha poderes

Segue lá no  Instagram.

Roblox

Segue lá no  Instagram.