Pular para o conteúdo principal

Presidente vegetariano é eleito em Israel

Reuven Rivlin, presidente eleito em Israel, fala com jornalistas no parlamento (Foto: Yonatan Sindel / Times of Israel)

O parlamento israelense elegeu na última terça-feira, dia 10, o novo presidente de Israel, Reuven Rivlin. Aos 74 anos de idade, Rivlin é o décimo político a presidir o país, e o primeiro presidente vegetariano em Israel. As informações são do Haaretz, do Anonymous for Animal Rights in Israel e do Times of Israel.

Rivlin atua no cenário político de Israel desde 1988, e sua declaração pública como vegetariano e favorável aos direitos animais não ocorreu apenas agora. Em 2009, o parlamento (Knesset) discutia a mudança do nome da “Lei de Bem Estar Animal” (Animal Welfare Law) para “Lei de Direitos Animais” (Animal Rights Law), uma vez que a lei de Israel não reconhecia animais como entidades portadoras de direitos.

Os parlamentares defensores da alteração, como o Ministro Yaakov Margi, pediram a mudança da nomenclatura argumentando que a lei vigente denominada de bem estar animal levava o governo a tratar os animais com o mesmo status legal das entidades inanimadas.

Na época, porta-voz do parlamento e tutor de cães, Rivlin mostrou grande interesse no debate.

“Eu não sei o que faria com a pessoa que matou o meu cão Stephan”, disse ele durante o discurso de Margi.

Em seguida, Rivlin descreveu suas fortes convicções com relação aos animais:

“Eu não como carne, sou vegetariano por razões éticas. Meu cachorro foi levado para um canil por ter mordido alguém, ou alguém acusou-o de haver mordido. O canil era próximo a um matadouro. Quando eu vi como eles abatem (sic) os animais, tornei-me vegetariano. Isso foi há mais de 40 anos atrás”.

Rivlin deixou de comer carne nos anos 60, quando o vegetarianismo ético era, com relação aos dias atuais, ainda muito mais incipiente no mundo.
“Reuven Rivlin, primeiro presidente vegetariano em Israel” (Foto: Anonymous for Animal Rights in Israel)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ANTICRISTO

Segue lá no  Instagram.

Pernambuco pode ganhar sistema inédito de energia solar em 2017

Um sistema de energia solar inédito no Brasil, que está sendo estudado como alternativa às hidrelétricas, pode ser implantado no semiárido pernambucano, no município de Petrolina, a partir do ano que vem. Com a ajuda de um instituto alemão, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) pretendem construir um projeto-piloto na cidade para testar a tecnologia heliotérmica que, ao contrário dos equipamentos solares já usados no país, pode armanezar energia para ser usada, inclusive à noite. A geração de energia heliotérmica usa o sol como fonte indireta de eletricidade. Ela funciona com um conjunto de captadores espelhados, distribuídos em uma área plana. Os espelhos se movimentam de acordo com a posição do sol e refletem os raios para uma torre – chamada de torre solar -, onde o calor é armazenado e transformado em energia. Ela é diferente da geração de energia solar fotovoltaica, já explorada no Brasil, que não é capaz de guardar o calo